Projeto Livro que te quero ao vivo circulou por escolas e espaços culturais de Caxias do Sul
Por: Maya Falks
Desde o início do projeto, nossos feiticeiros não tiveram muito tempo de folga, mas junho foi um mês ainda mais movimentado. Isso se deveu a tão esperada estreia do filme “Primum – o grande livro mágico”, cujo sucesso foi tanto que foi preciso abrir sessão extra!
A estreia do filme contou com a presença de grande parte do elenco, que
atraiu olhares e o carinho dos fãs no Centro de Cultura Ordovás, e uma ensolarada tarde de domingo, 25 de junho. Para a ocasião foram montadas tendas do lado de fora do centro cultural onde os visitantes puderam prestigiar oficinas diversas, como mágica, acessório, origami e varinhas mágicas.
Já dentro do Ordovás, o público pode aprender a desenhar, fazer fotos instantâneas, ouvir histórias e conversar com a autora da série de livros “Primum – o primeiro livro do mundo”. O evento foi um grande sucesso e coroou de forma magistral uma caminhada que envolveu centenas de profissionais e um público ainda mais expressivo. Todas as atrações foram gratuitas.
Mas apesar desse grande e bem-sucedido evento, ele não foi a única marca do mês de junho para o projeto Livro Que te Quero ao Vivo. Um dia antes da grande estreia do filme, o espetáculo “A magia do livro” encantou o público no Teatro Municipal Pedro Parenti, na Casa da Cultura. Com intérprete de LIBRAS e entrada franca, o espetáculo reuniu crianças e adultos em uma tarde de muita magia!
E tudo isso aconteceu somente no último final de semana do mês! Ao longo de todo o junho, o projeto fez sua tradicional visita às escolas contempladas. Neste mês 5 escolas em Caxias do Sul receberam ações literárias com sessões especiais de cinema e interações com a escritora dos livros PRIMUM, Vivi Costa, e os personagens principais da história. As visitas renderam diversão e aprendizado para mais de 2280 alunos que vivenciaram as histórias, exibiram ou apreciaram nos corredores das escolas as produções artísticas resultantes. O projeto torna a experiência da leitura especial e inesquecível seja pela forma como os alunos se envolvem com as histórias contadas, seja pela oportunidade de irem além do texto escrito para engajarem-se em atividades culturais, conhecerem os personagens e a escritora ao vivo e sentirem-se especiais por estarem recebendo tudo isso nas suas escolas.
Com as férias escolares, o mês de julho promete ser um pouco mais tranquilo, mas com muitas aventuras por acontecer.
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Apoio: Fundação Marcopolo e Foco 3 Produções
Patrocínio: Marcopolo, Espumatec, PerfilComp, Imobras, Hyva, Nutrire, Valeo, Pisani, Docile e Unyterra
Realização: LFC Cultural e Ministério da Cultura do Governo Federal – Brasil: União e Reconstrução
Pronac: 203456
Imagens: LFC Cultural e Marina Rech Fotografia
Comments